Ciências Humanas
Educação
Resumo
Devido aos diversos estímulos tecnológicos, manter os alunos focados se torna uma tarefa cada vez mais difícil. Esse quadro é agravado em sistemas de ensino com teor mais abstrato. Outro ponto importante é a falta de interesse em assuntos de natureza social. O objetivo do projeto é incentivar a teoria educacional do construcionismo utilizando a máquina de Rube Goldberg tanto em aulas como em torneios onde sejam abordadas questões de amplo interesse social. Essa é uma máquina, que possui um efeito em cadeia, estimula a criatividade dos alunos utilizando recursos que podem ser encontrados em qualquer lugar, como por exemplo, livros, lápis, cadeiras, bolinhas de gude e durex. Para isso foi desenvolvida uma plataforma que possui cursos sobre como aplicar a máquina em sala de aula, como construir uma, tutoriais e regras de como fazer um torneio. Eles deveriam fazer um vídeo contendo a máquina, com uma mensagem sobre o trabalho infantil e um regulamento do ECA. Os vídeos deveriam ser postados no Youtube e encaminhados para a plataforma. Como regra, o rosto dos participantes não deveria aparecer e o vídeo deveria ser público. Foi aplicado o torneio no colégio Pensi Casulo e no ETP, sobre a erradicação do trabalho infantil e participaram mais de 150 alunos e mais de 30 professores realizaram o curso. Desenvolveu-se uma pesquisa de satisfação onde em torno de 90% das pessoas se sentiram mais motivadas a aprender e ao tema depois do torneio.
Palavras-chave: Construcionismo, Torneio, aula