Ciências Humanas
Educação
Resumo
A pesquisa objetiva desenvolver nos discentes a capacidade de se conectar às suas emoções, através momentos dinâmicos e de reflexão, para que os mesmos consigam ampliar suas capacidades, ter empatia, autogestão e estar aberto ao novo. O projeto foi desenvolvido na E.M.E.F. José Brandão de Albuquerque no município de Jijoca de Jericoacoara - CE. Onde no retorno às aulas presenciais, aplicou-se um diagnóstico sócio emocional com estudantes, que tinha como objetivo identificar como estavam emocionalmente nesse retorno pós-pandemia. Após essa verificação inicial, partiu-se para a etapa das ações, onde foram realizados vários momentos, dentre eles: dinâmicas de descontração nas aulas, músicas, piquenique, café da manhã, rodas de conversa, frases motivacionais, entre outros. Além disso, os alunos fizeram uma auto avaliação, com objetivo de promover um momento de autorreflexão acerca dos aprendizados vividos com essas atividades. Através do diagnóstico sócio emocional foi possível entender as fragilidades e dificuldades que os alunos vivenciaram. Com os momentos realizados nesse retorno, observou-se o engajamento dos discentes nas atividades, quando esses estavam abertos a participar, expor suas fragilidades e até se emocionar com os problemas do outro. Na auto avaliação, percebeu-se o crescimento pessoal e individual de cada um e os mesmos entenderam o quanto eles cresceram como pessoa com esses momentos e o quanto são essenciais em nossa vida. Conclui-se que abordar assuntos relacionados ao emocional dos discentes é essencial, para desenvolver a capacidade dos mesmos de lidar com situações problemas na vida. Para tanto, faz-se necessário que a abordagem desse tema ocorra com frequência, com ações contínuas que visem o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos.
Palavras-chave: SOCIOEMOCIONAL, Escola acolhedora, Educação básica