Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
Resumo
A pandemia do novo coronavírus vem causando grandes problemas em todo o mundo, a educação é um dos setores mais afetados atualmente, diversos estudantes e professores foram afastados das salas de aula para cumprirem as medidas de isolamento social impostas no Brasil. O ensino à distância mostra-se dificultoso para muitos, um grande número de alunos não conseguem um bom desempenho no ensino remoto por diversos motivos, entre eles a falta de equipamentos de conexão à internet nas residências e a dificuldade de aprendizagem sem a interação física com os professores. O presente trabalho visa proporcionar um ambiente escolar seguro, minimizando as possibilidades de contaminação pelo vírus da Covid-19, retomando as atividades presenciais e assim atenuando os diversos problemas educacionais decorrentes do ensino remoto. O projeto é um sistema sanitizante automático que realiza a descontaminação e sanitização de mochilas e acessórios estudantis, realizando a aspersão de álcool 70% e iluminação ultravioleta sobre os objetos de forma segura, ambo os métodos são recomendados e aprovados pelo Ministério da Saúde do Brasil e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A esteira sanitizante foi implantada atualmente na instituição de ensino pertencente ao projeto a fim de avaliar os impactos positivos e negativos no ambiente, foi analisado que uma esteira funcionando diariamente consegue realizar a descontaminação de 97.6% de 1075 mochilas dos estudantes, ao qual dá uma valor de aproximadamente 1050 mochilas diárias. Um dos principais diferenciais do projeto é a reutilização de sucatas e lixo eletrônico, espera-se também causar grande impacto ambiental positivo no país e reduzir constantemente o preço de produção e funcionamento da esteira para que todos possam ter acesso ao projeto. Nos primeiros dias de uso foi notada a alta aceitação por parte dos estudantes que esperavam a retomada das aulas, pois o ensino online ainda é uma realidade difícil e distante para muitos.
Palavras-chave: Saúde, Educação, Pandemia