Ciências Sociais e Aplicadas
Comunicação
Resumo
Nas décadas passadas a identidade foi considerada algo fixo, contudo, após a disseminação da globalização, transformou-se em sujeito sociológico e depois pós-moderno, interferindo no conceito de moda. Dessa forma, percebemos a necessidade de mostrar como o consumo tornou-se instrumento fundamental na formação da identidade das pessoas, já que acontece para saciar, muitas vezes, a necessidade simbólica e não real do indivíduo. A diversidade de produtos e serviços que são disponibilizados gerou certa crise de identidade, em que as pessoas consomem com intuito de demonstrar quem são ou desejam ser. Nas mulheres adolescentes, não é diferente, mídias, redes sociais e vitrines despertam o estereótipo de corpo, beleza e padrão de moda. O mercado da moda foi um dos mais atingidos pela pandemia, que trouxe o home-office, levando muitas pessoas à procura de roupas confortáveis, como os clássicos moletons e as roupas denominadas “comfly”. Moda é o conjunto de opiniões, gostos, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos. A pesquisa realizada confirmou que as pessoas consomem com o intuito de fazer parte de um grupo com interesses em comum. A ideia do reaproveitamento para mitigar o consumo desnecessário é muito interessante, pois minimiza os impactos causados pelas compras descabidas. Haja vista a situação caótica de desperdício que o mundo vivencia, é imprescindível incentivar o consumo consciente, reutilizando e reaproveitando sempre que possível, fazendo da moda representatividade. Muito além de uma tendência ou estratégia de venda, moda representa transformação estrutural e social, bem como reflexão individual.
Palavras-chave: Moda, Mulheres Adolescentes, Identidade