Ciências Sociais e Aplicadas
Serviço Social
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar e entender a relação entre o fenômeno do hype, o novo riquismo e a vilania hedonista, conceito de nossa autoria, no contexto da cidade de São Paulo. Pretendemos, na seção 4.1, caracterizar e descrever o fenômeno do hype a partir de uma perspectiva sociológica, dando maior ênfase à forma como ele atua em São Paulo, através de que meios de comunicação ele se propaga e de qual maneira suas tendências são determinadas. Seguindo assim, para a localização desse movimento dentro da esfera do novo riquismo paulistano, na seção 4.2 descreveremos o conceito de novo-rico, compreenderemos seu filisteísmo característico e elaboraremos sua gênese durante o século XX, abordando personagens históricos que representem a progressão de seu discurso conservador. Na seção 4.3, construiremos o conceito de vilania e exemplificaremos sua ocorrência dentro dos maneirismos e ethos do novo-rico paulistano. Dessa forma, investigaremos nossa hipótese de que o hype do novo-rico engendra uma nova postura ética vilanesca frente a vida social.
Palavras-chave: Hype, Vilania, Novo Riquismo