Ciências Agrárias
Engenharia Agrícola
Resumo
Implementar um projeto de educação ambiental no ambiente escolar exige driblar circunstâncias de uma rotina escolar pré-estabelecida. A falta de formação e continuidade dos projetos por parte do corpo docente e da gestão escolar, o tamanho da escola, o número de alunos envolvidos e a falta da participação de parcerias externas são fatores que influenciam o desenvolvimento e êxito de um projeto escolar na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ligado ao meio ambiente, já que essa visão é pouco abordada nas situações de aprendizagem. Um exemplo dessa problemática pode ser observado na grande quantidade de papel recolhida dos cestos de lixo de diversos ambientes de trabalho e até mesmo das ruas. Apesar do acúmulo desse resíduo na natureza, existe uma grande possibilidade do reaproveitamento dos tubetes de papelão que compõem a parte interna do papel higiênico. Dessa forma, o trabalho teve como foco o reaproveitamento de tubetes de papel higiênico por meio de uma campanha de arrecadação do material para a produção de mudas de plantas. Também foi utilizado adubo produzido nas composteiras da escola como substrato para essas mudas. Essa campanha enfatizou os benefícios ao meio ambiente quanto à reutilização do papel e diminuição dos impactos ambientais, e alertou a comunidade escolar quanto à importância da implantação dos 3 Rs (redução, reutilização e reciclagem) para a conservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Sementeiras , Compostagem , Sustentabilidade