Ciências Biológicas
Microbiologia
Resumo
Em um cenário onde pensar em “sacrificar” espaços escolares que poderiam ser utilizados como salas de aula a fim de estabelecer laboratórios de ciências, é um contrassenso. O presente trabalho orientou-se a partir da questão: que alternativas podem ser adotadas para o ensino de conteúdos de microbiologia, no contexto de aulas práticas de ciências no ensino fundamental? Tendo como objetivo geral: propor um sistema de cultivo de microrganismos e a confecção de instrumentos de visualização ampliada, a partir de materiais de fácil acesso e baixo custo, visando o uso em aulas práticas de ciências. Para a confecção do sistema de cultivo de microrganismos foram utilizados três recipientes de vidro de 3 litros, esponjas de lavar louça usadas, amostras de água coletadas em um lago da cidade, aerador de aquário, fontes de nutrientes. Acomodou-se no fundo de cada recipiente as esponjas de lavar louça usadas. Em seguida, foram preenchidos com amostras de água coletadas no lago de um parque de Goiânia. Por fim, foram posicionados próximos à janela do laboratório de ciências para que pudessem receber luz solar. As fontes de nutrientes utilizadas para a alimentação dos microrganismos foram açúcar, ração canina moída e vegetais folhosos. Os componentes da equipe buscaram na literatura científica informações acerca da microbiologia, tiveram contato com textos científicos e as características que os diferem de outros gêneros textuais. Tiveram a oportunidade de aprender como funcionam os processos de coleta, estabilização e manutenção de organismos vivos em ambiente controlado, podendo observá-los diariamente e perceber as dinâmicas que acontecem na natureza. Novos conhecimentos foram construídos ao longo do processo, muitos dos quais não entram com profundidade no currículo escolar, além dos aspectos atitudinais que envolvem comprometimento, organização, planejamento e trabalho em equipe.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem, experimentação , microbiologia