Engenharia
de Materiais e Metalúrgica
Resumo
Em 2019, com a pandemia da Covid-19, a China foi um dos maiores centros de manufatura do mundo e acabou tendo seus portos sobrecarregados por resultado de várias restrições regionais. Para transportes de cargas por vias marítimas são utilizados os containers. Com a guerra entre a Ucrânia e a Rússia em 2022, houve impacto nas rotas marítimas, pois foram priorizadas para as indústrias bélicas e os bens essenciais. Na produção do container, temos a demanda e a utilização da mão de obra para sua fabricação, que utiliza a exploração de recursos naturais como ferro e alumínio, que geram impactos ambientais. Pensamos, então, em como reduzir tal acontecimento. Uma hipótese é a elaboração de um material sustentável para a produção dos containers, levando em conta que o material apresente resistência à maresia, como a fibra de coco, utilizada para os revestimentos do container. Para a coleta da matéria-prima, pode-se contar com as cooperativas de catadores de coco. No aumento da resistência do material, seria utilizada a resina epóxi, que tem uma ótima durabilidade e é resistente a altas temperaturas. Em função ao isolante térmico, temos a lã de rocha que é incombustível. Desse modo, propõe-se a elaboração de uma nova matéria-prima, a fim de otimizar a produção de containers, evitando, assim, sua falta no mercado. No desenvolvimento do protótipo, realizamos, como controle, a fibra de vidro. No aspecto de resistência, ambas aparentam ser parecidas, mas possuem a espessura diferente. Colocamos o protótipo na resistência à maresia. Após 48h, apenas a característica visual apresentou diferença, as partes submersas ficaram opacas, já a resistência não tem diferenças.
Palavras-chave: Fibra de Coco, Container Sustentável, Resistência com a Resina Epóxi