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Projeto

ENG-1498: T.A.C. triciclo adaptado para crianças com pouca ou nenhuma funcionalidade nos membros inferiores

Ícone
ENG

Engenharia

Sub-categoria

Mecânica

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ícone Autoria Jeniffer Silveira de Oliveira , Nicole Fogaça Machado, Júlia Maciel Valada
ícone Orientação João Alberto Leão Braccini
ícone Instituição Escola Sesi de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt
ícone Etapa Finalista

Resumo

A brincadeira é muito importante, pois proporciona, além de diversão, interação no meio social. Já a aprendizagem é fundamental no desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança. Existem muitas crianças com deficiências físicas na sociedade, como aquelas que atingem as funções motoras dos membros inferiores, causando uma limitação ou impedindo a locomoção independente dela. Pensando nisso, o objetivo deste projeto é criar um triciclo adaptado para crianças com pouca ou nenhuma funcionalidade nos membros inferiores. Sabe-se também que a prática de exercício físico é de extrema importância, por isso foi decidido que o veículo não será motorizado. O projeto foi dividido em cinco etapas, na primeira foi feito o levantamento bibliográfico, na segunda foi construído o protótipo digital, utilizando o LEGO Digital Designer, na terceira etapa foi criado o protótipo físico em menor escala, utilizando o Kit de Robótica LEGO Education, também na terceira etapa está a construção do protótipo físico em escala real. A etapa quatro é de entrevistas semiestruturadas com especialistas da área. E, por fim, a quinta etapa será de testes de qualidade e desempenho baseados em testes do Inmetro e também com o auxílio de uma boneca. Na construção do protótipo digital, foi possível obter uma boa visualização sobre o designer e estrutura do triciclo. O protótipo físico em menor escala foi construído nas dimensões de 22 cm de comprimento por 13 cm de altura, em que foi possível melhorar a percepção sobre posicionamento das peças, além de conseguir uma boa transferência de movimento, que será realizada pelos braços, para a construção do protótipo em escala real, com a média prevista de 37,6 cm de largura, 57,5 cm de altura e 90 cm comprimento. Assim, espera-se construir um triciclo que possibilite para um grande número de crianças a inserção em brincadeiras, desenvolvendo vínculos e trabalhando o social, físico e emocional.

Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Importância do Brincar, Inclusão

Foto do projeto