Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

ENG-1693: MIR - medidor inclusivo de resistores

Ícone
ENG

Engenharia

Sub-categoria

Eletrônica

Play
ícone Autoria João Gabriel dos Santos Loureiro , Gabriel Amoras Coelho
ícone Orientação Edson Anício Duarte, João Alexandre Bortoloti
ícone Instituição IFSP - Campus Campinas
ícone Etapa Finalista

Resumo

Do total da população brasileira, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declararam ter algum tipo de deficiência. Entre as deficiências declaradas, a mais comum foi a visual, atingindo 3,5% da população, além de que a procura de cursos superiores e técnicos na área de eletrônica e de eletroeletrônica tem tido um crescimento exponencial, devido ao aumento do número de empregados no setor de 234,5 mil em 2019 para 248,1 mil no final de 2020, representando elevação de 6%, ou seja, incremento de 13,7 mil trabalhadores. Baseado nesse contexto, foi decidido o desenvolvimento de um protótipo de tecnologia educacional cuja função principal é detectar e medir os resistores, a fim de que seja inclusivo para as pessoas que possuem daltonismo ou baixa visão. Com isso em mente melhoramos o protótipo para uso em bancada utilizando-se de uma fonte de 12V e para o auxílio das pessoas que possuem daltonismo ou baixa visão. Também haverá uma parte programada utilizando um microcontrolador, que, ao colocar o resistor na entrada analógica, vai detectar e medir os valores do mesmo, transferindo os dados para um display LCD e para um módulo MP3, cuja principal função é ativar o alto-falante, que vai reproduzir o valor nominal dele. No final se espera que, ao terminar a produção deste protótipo, o mesmo possa ser testado em campo e ser um grande auxílio para o aprendizado dos alunos com deficiências visuais.

Palavras-chave: Inclusão, Deficiências Visuais, Tecnologia Educacional

Foto do projeto