Engenharia
Eletrônica
Resumo
Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nos lares, sendo ótimos companheiros e apoiadores emocionais. Assim como os seres humanos, animais também possuem deficiências, por exemplo, a falta de parte de seu corpo, como patas, ou então, algum tipo de deficiência auditiva. Essas deficiências acabam aumentando o número de abandono desses animais, o que gera preocupação. Visando esse problema específico, a Plindom procura auxiliar animais portadores de deficiência visual, ou seja, o objetivo deste projeto é desenvolver uma coleira para melhorar e dar mais autonomia à vida desses grandes companheiros, construindo meios eficazes para combater a cegueira dos animais, ajudando na locomoção e trazendo maior qualidade de vida, tudo isso de forma sustentável, com baixo custo e com qualidade. Para o desenvolvimento do protótipo, a metodologia baseia-se em quatro etapas: análise bibliográfica e consulta a especialistas e tutores, para assim analisar as necessidades do público-alvo; testes de sensores e a escolha da melhor placa programadora, a qual deve atender aos requisitos analisados na etapa um; produção do protótipo Plindom; e, por último, os testes de eficiência e qualidade do produto. Até o momento, alguns resultados já foram analisados: na etapa um, segundo os tutores e especialistas, existem coleiras que tentam realizar esse auxílio nas colisões, como o “bambolê para cães”, que nada mais é do que um arco acoplado a uma peiteira, porém não é confortável, pode se danificar com o tempo e impossibilita o animal de deitar-se e brincar normalmente. Na etapa dois, os testes com sensores ultrassônicos foram iniciados, utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única chamada Arduino. Agora, os testes da etapa três foram iniciados utilizando silicone, com o objetivo de deixá-la flexível, ajustável, confortável e resistente à água. Espera-se que, com a continuação dos testes, a qualidade da coleira seja comprovada.
Palavras-chave: Coleira, Deficiência Visual, Animais