Engenharia
Civil
Resumo
O projeto, através da incorporação de diferentes concentrações de nanotubos de carbono (NTCs) a um compósito cimentício de alto desempenho, avalia as propriedades adquiridas ao longo de três idades – 7, 28 e 56 dias – e as vantagens e desvantagens do uso de NTCs em painéis estruturais. A atual composição do concreto convencional apresenta algumas limitações em relação à resistência e durabilidade, questões que afetam até mesmo a sustentabilidade e economia do ramo da construção civil. Os nanotubos de carbono mostram-se como um material que provê características de resistência à compressão e alta durabilidade. A fim de comprovar a eficiência dos NTCs, o projeto testou e comparou quatro composições de concreto, com a porcentagem de NTCs em relação ao cimento: 1) referência – sem NTC; 2) com 0,1% de NTC; 3) com 0,2% de NTC e 4) com 0,3% de NTC. Realizaram-se ensaios, em triplicata, de resistência à compressão, à tração na flexão e dos índices físicos (absorção de água e índice de vazios). O traço 0,2% apresentou resultados semelhantes aos do traço 0,3% nos ensaios de resistência à compressão e um desempenho superior aos demais traços em relação aos índices físicos. Devido a essas considerações, constatou-se que o traço 0,2% de NTCs em relação à quantidade de cimento é o ideal para o uso em concreto de painéis estruturais. Conclui-se, dessa forma, que a adição de nanotubos de carbono é vantajosa à composição do concreto.
Palavras-chave: Nanotubos de Carbono, Compósito Cimentício de Alto Desempenho, Resistência