Engenharia
Eletrônica
Resumo
Analisando a deficiência educacional de estudantes do ensino médio no Brasil na área de ciências, foi elaborada a seguinte questão problema: Como melhorar o ensino de ciências para jovens do ensino médio? A partir dessa questão-problema, foi criado o projeto de engenharia “Dose of Science (DS lab)”, um aplicativo, que desencadeou uma segunda questão-problema: Como um aplicativo poderia melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio nas ciências? Foi então decidido que o DS lab seguiria os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo utilizado para ensinar de forma ativa e eficaz química, física e biologia para estudantes do ensino médio, com um cronograma especializado baseado na curva de esquecimento. Os resultados do projeto mostram que, com o aplicativo sendo usado no dia a dia e como ferramenta de estudos, o estudante retém melhor os conteúdos, consequentemente melhorando seu rendimento escolar nas matérias do bloco das Ciências da Natureza. Ainda, 30% do lucro dos recursos premium seria revertido para ONGs e institutos de incentivo a pesquisas científicas brasileiras estudantis. Conclui-se que o aplicativo visa extrair o potencial do aluno e regularizar o aprendizado do estudante num determinado conteúdo das ciências.
Palavras-chave: Ciência, Educação de Qualidade, Ensino Ativo