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Projeto

ENG-2953: Projeto dose of science

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ENG

Engenharia

Sub-categoria

Eletrônica

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ícone Autoria Yngrid Araújo dos Santos Pellufa, Bruna Vitória Ferreira Fernandes, Kauã Ramiro Oliveira
ícone Orientação Gabriel Moreira Beraldi, João Luiz Almeida Glioche Gonçalves
ícone Instituição Escola Firjan Sesi Maracanã
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Analisando a deficiência educacional de estudantes do ensino médio no Brasil na área de ciências, foi elaborada a seguinte questão problema: Como melhorar o ensino de ciências para jovens do ensino médio? A partir dessa questão-problema, foi criado o projeto de engenharia “Dose of Science (DS lab)”, um aplicativo, que desencadeou uma segunda questão-problema: Como um aplicativo poderia melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio nas ciências? Foi então decidido que o DS lab seguiria os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo utilizado para ensinar de forma ativa e eficaz química, física e biologia para estudantes do ensino médio, com um cronograma especializado baseado na curva de esquecimento. Os resultados do projeto mostram que, com o aplicativo sendo usado no dia a dia e como ferramenta de estudos, o estudante retém melhor os conteúdos, consequentemente melhorando seu rendimento escolar nas matérias do bloco das Ciências da Natureza. Ainda, 30% do lucro dos recursos premium seria revertido para ONGs e institutos de incentivo a pesquisas científicas brasileiras estudantis. Conclui-se que o aplicativo visa extrair o potencial do aluno e regularizar o aprendizado do estudante num determinado conteúdo das ciências.

Palavras-chave: Ciência, Educação de Qualidade, Ensino Ativo

Foto do projeto