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Projeto

EXA-1348: Desenvolvimento sustentável: reaproveitando as partes descartadas do açaí (Euterpe oleracea Mart.) para produção de papel

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EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Química

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ícone Autoria José Vitor Nunes da Costa, Sérgio Lucas Barbosa Carvalho, Carlos Henrick Cavalcante Gomes
ícone Orientação Elzilene Aquino de Araújo , Nelice da Silva Ramos
ícone Instituições Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho, Centro de Educação de Tempo Integral José de Araújo Rodrigues
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

A região amazônica é conhecida pela sua biodiversidade, tanto nos aspectos socioambientais e socioculturais. Vem ocorrendo no decorrer dos tempos um grande debate e discussões acerca da poluição/contaminação de locais e os tipos de materiais jogados na natureza, que, se misturados com lixo tóxico, podem trazer vários riscos à vida. Dependendo do material que for jogado fora, ele pode ser reaproveitado como matéria-prima para a confecção de material reciclado. Este trabalho tem como objetivo relatar a fabricação de papel sustentável feito a partir do reaproveitamento das partes descartadas do resíduo do açaí, com o intuito de contextualizar os conceitos da química orgânica, além de abordar assuntos como: sustentabilidade, empreendedorismo e educação ambiental. Metodologicamente a pesquisa é de caráter descritiva e exploratória, sendo organizada em três etapas: problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento. Os resultados mostraram que a fabricação do papel contribuiu não só como uma maneira de minimizar o impacto do caroço do açaí na natureza, mas ajudando também na compreensão dos alunos a respeito da disciplina de química. Com a execução das atividades, pudemos perceber a harmonia das interações dos educandos. O papel sustentável teve alta resistência, porém baixa flexibilidade, o que já era esperado com a mistura dos fragmentos que foram utilizados. Mas, identificar ao seu redor algumas problemáticas para solucioná-las, acrescentou novas perspectivas ao estudante, estabelecendo um crescimento pessoal tornando-o cidadão mais consciente das suas decisões e opiniões.

Palavras-chave: Ensino de Química, Matéria Orgânica, Educação Ambiental

Foto do projeto