Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

EXA-1408: Dispositivo detector de obstáculos para deficiente visual

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Física

Play
ícone Autoria Taciane Santos da Silva , Mikael da Silva Bispo, Taís Soares dos Santos
ícone Orientação Elifa Miranda Mascarenhas, Eberson Marques Andrade
ícone Instituição Colégio Estadual Ana Lucia Castelo Branco
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Frente às barreiras que obstruem a participação plena e efetiva de pessoas com deficiência visual na sociedade em igualdades de condições, em relação às demais pessoas, a tecnologia assistiva se tornou alvo de estudo deste projeto de pesquisa. O objetivo do projeto é utilizar a tecnologia, produtos e recursos para promover a funcionalidade e mobilidade de pessoas com deficiências visuais, também visa garantir a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Além disso, objetiva estimular nos alunos um olhar mais inclusivo e favorecer ideias que tragam benefícios para a comunidade em que estão inseridos. Sendo assim, foi desenvolvido um protótipo de boné que detecta obstáculos. Na construção do boné, foi adaptado um sensor ultrassônico, do inglês Ultrasonic Ranging Module HC - SR04, que emite um sinal de onda na frequência do ultrassom e quando a pessoa que usa se aproxima de algum obstáculo é acionado um motor de passo DC de vibração como alerta do obstáculo. Para isso, foi utilizado uma placa microcontroladora Arduino Uno de código aberto, uma placa expansível Shield para funcionamento do motor de passo DC de vibração e um computador para realização da programação. O protótipo foi desenvolvido junto a uma aluna deficiente visual que também contribuiu com comentários essenciais para confecção do protótipo. Diante disso, com esse sistema garantiremos aos usuários a melhora dos padrões da marcha, velocidade de caminhada, auxiliará na mobilidade, principalmente nas grandes metrópoles onde possuem pontos de ônibus nas calçadas, placas de fiscalizações de trânsito, lona “quebra sol” para comércio, etc. Portanto, a acessibilidade é um dos meios necessários para minimizar as barreiras sociais, tornando possível a inclusão social em suas diversas áreas e espaços, e, no contexto da escola pública, o projeto se mostrou viável e acessível para o nível do ensino médio e com grande perspectiva para patentear e comercializar.

Palavras-chave: Tecnologia Assistiva , Deficiente visual, Sensor de obstáculo

Foto do projeto