Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

EXA-1648: Gurias Fazendo Ciência: oficinas de programação e robótica

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Ciência da Computação

Play
ícone Autoria Mariana de Souza Padilha, Bruna Vitória Bossard Martins
ícone Orientação Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Carla Odete Balestro Silva
ícone Instituição IFRS - Campus Canoas
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O projeto Gurias Fazendo Ciência, tem como objetivo incentivar o pensar científico de meninas da educação básica para carreiras das ciências exatas, engenharia e computação. Dentre as atividades do projeto, destaca-se, neste trabalho, as oficinas de iniciação à robótica e as oficinas de programação oferecidas para estudantes de quatro escolas municipais de ensino fundamental (EMEF) de Canoas/RS e para estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Nos meses de maio e junho de 2022 aconteceram, no IFRS - Campus Canoas, as oficinas de robótica que tiveram a participação de 19 alunas da EMEF Edgar Fontoura, 21 alunas da EMEF Ícaro, 34 alunas da EMEF Monteiro Lobato, 20 alunas EMEF Santos Dumont e 17 alunas do IFRS - Campus Canoas. Nos meses de agosto e setembro de 2022, foram realizadas as oficinas de programação em cada escola participante. Essa atividade mobilizou cerca de 80 estudantes. As bolsistas do projeto criaram materiais de divulgação, acompanharam as inscrições e participaram da execução das oficinas, assessorando as professoras do Campus Canoas que as ministraram. Precisaram se familiarizar com os kits de robótica Lego Mindstorm e estudaram a plataforma para programação Scratch. Após a realização das oficinas, as participantes preencheram avaliação que, nas oficinas de robótica foram bastante positivas, mostrando que as participantes se interessaram pelo conteúdo, sentiram vontade de aprender mais sobre robótica. A avaliação das oficinas de programação demonstraram que as participantes se interessaram pela ferramenta Scratch, superaram a dificuldade inicial da programação, atingindo os objetivos das atividades. A equipe do projeto enfatiza, em todas as oficinas, a importância da mulher participar da ciência, estudar e trabalhar em qualquer área, superando os rótulos que a sociedade coloca em algumas profissões.

Palavras-chave: Meninas na ciência, Robótica educativa, Ensino de programação

Foto do projeto