Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Resumo
O ruído ambiental é aquele que se percebe ou que se origina em locais públicos, sendo um ruído que causa efeitos coletivos e que interfere na qualidade ambiental de um lugar. O objetivo da pesquisa é avaliar os níveis de ruído rodoviário nas vias próximas da Ponte Hercílio Luz. A metodologia seguida será baseada nos estudos citados na revisão bibliográfica, em que serão implementados os modelos de predição de nível de pressão sonora gerado pelo tráfego de veículos. Os modelos serão “alimentados” com os valores da geometria das vias estudadas na proximidade da Ponte Hercílio Luz, do município de Florianópolis, e o fluxo de veículos. O intuito destes modelos é estimar os valores de nível de pressão sonora próximo à via em dB. Para avaliar a validade destes modelos, foram feitas medições de nível de pressão sonora em alguns pontos da via, para estimar as possíveis limitações destes modelos matemáticos, que em muitas situações não levam em conta as peculiaridades de cada tipo de via. Por fim, estes valores serão comparados com as legislações e normativas locais e nacionais, com o intuito de avaliar se o incômodo causado pelo ruído rodoviário ultrapassa os limites padrões estabelecidos. Com base nos valores obtidos nas medições de nível de pressão sonora foi possível concluir que os valores estimados de ruído rodoviários nas proximidades da Ponte Hercílio Luz apresentaram-se acima dos limites estipulados de ruído ambiental em áreas urbanas, conforme a NBR 10151.
Palavras-chave: Ruído rodoviário, Acústica, Medições