Ciências Exatas e da Terra
Física
Resumo
O ensino de ciências enfrenta grandes obstáculos para se tornar de fato satisfatório e útil para o cotidiano dos alunos, já que muitos estudantes veem a disciplina como desnecessária e distante da realidade. Portanto, uma alternativa para favorecer o aprendizado dos alunos é a utilização de experimentos, pois proporciona o contato prático com os conceitos vistos em sala. Nessa perspectiva, os objetivos desta pesquisa é construir de forma gradativa experimentos de baixo custo para tornar as aulas de ciências mais atrativas e estimular a curiosidade dos estudantes em relação ao ensino de ciências. A presente pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Professora Antônia Maria de Jesus, com 84 alunos das turmas de 6º ao 9º ano, onde foi se construindo, verificando e apresentando durante as aulas, experimentos relacionados aos temas da base curricular e experimentos livres trazendo para a sala de aula fenômenos físicos e químicos do cotidiano dos alunos. A utilização destes experimentos tornaram as aulas de ciências mais eficazes, levando aos alunos a curiosidade e uma participação mais efetiva.
Palavras-chave: Laboratório-de-baixo-custo, Experimentos, Aprendizagem