Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

EXA-2731: Impressão 3D: um recurso no ensino de neutralização ácido-base

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Química

Play
ícone Autoria Elise Lissa Hasegawa
ícone Orientação Tatiane Alfonso de Araujo
ícone Instituição IFMS - Campus Campo Grande
ícone Etapa Finalista

Resumo

A química representa uma das unidades curriculares que os estudantes demonstram grande dificuldade ou mesmo desinteresse. Portanto, utilizar recursos que possam despertar o interesse e motivação dos estudantes são fundamentais e de grande importância, tais como, os jogos didáticos e a impressão 3D. Atualmente, a impressão 3D é uma tecnologia que abrange várias áreas de aplicação, e seu uso educacional, possibilita que os professores tirem o conteúdo do papel, estimulando habilidades e auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. O jogo NEUTRALIZA&AÇÃO trata-se de peças impressas em 3D que se unem como um quebra-cabeça e auxiliarão o estudante de Química 1 a prever os produtos das reações de uma forma simples e lúdica. Com essa proposta os discentes podem efetuar a dupla troca dos cátions e ânions de forma que os auxiliem na previsão dos produtos formados e do balanceamento das equações. O objetivo também é fazer com que o estudante que está jogando se sinta mais motivado para o estudo dos tópicos abordados na unidade curricular, uma vez que o assunto será tratado de forma integrada a aplicação de substâncias inorgânicas no cotidiano. Inicialmente, a proposta piloto do jogo foi feita em Eva e cartolina, em seguida, foram realizadas modelagens e impressões 3D teste das peças do jogo para avaliar se a proposta do mesmo era exequível, e com a impressão 3D, foi possível observar os encaixes das peças do jogo com mais exatidão, e as peças impressas no PLA apresentaram alta precisão e durabilidade. Em seguida, a dinâmica do jogo foi pensada e estruturada de modo que os estudantes pudessem ter uma interação mais próxima com o jogo, porém sem excluir o trabalho em equipe e interação da turma. O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento e apresenta grandes perspectivas para proporcionar uma ferramenta diferenciada de ensino e aprendizagem de neutralização ácido-base por meio de um jogo educacional produzido usando a tecnologia de impressão 3D.

Palavras-chave: NEUTRALIZAÇÃO ÁCIDO-BASE, JOGO, IMPRESSÃO 3D

Foto do projeto