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Projeto

HUM-1639: A importância da literatura infantil no desenvolvimento social e cognitivo das crianças da educação infantil da E.M.E.B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha no ano de 2022

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Mel Neumann da Silveira, Gustavo Macedo Bueno
ícone Orientação Osmar Antônio Cerva Filho
ícone Instituição E.M.E.B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
ícone Etapa Finalista

Resumo

Nesta pesquisa, por meio de um estudo de caso com o tema literatura infantil e abordagem quali-quanti, buscou-se pesquisar a importância da literatura, em especial dos livros infantis, para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças da educação infantil da EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. O trabalho, realizado em 2022, foi norteado pela seguinte questão-problema: qual é a importância da literatura infantil no desenvolvimento social e cognitivo das crianças da educação infantil da EMEB Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha no ano de 2022? O objetivo da pesquisa é comprovar e ressaltar a relevância dos livros infantis para que não passem despercebidos na infância das crianças da educação infantil, bem como entender que tipo de contato elas têm atualmente com os livros, se estão sendo mediados pelos adultos à sua volta e de que forma isso está sendo feito. Para realizar a pesquisa, foram feitas entrevistas semiestruturadas, de perguntas abertas e qualitativas, com os profissionais da instituição cuja área era interessante para a investigação, e aplicados formulários fechados quantitativos para as crianças e seus responsáveis. Com a análise dos dados coletados, foi possível identificar que a literatura infantil se faz imprescindível para as crianças da educação infantil da instituição de ensino, pois desenvolve nelas habilidades e competências essenciais para sua relação consigo mesmo e com o mundo, como o saber lidar com sentimentos e situações, o trabalhar a imaginação e a criatividade e o desenvolver do repertório linguístico. Além disso, no geral, foi possível considerar que o contato delas com os livros se mostrou presente em seu cotidiano, porém ainda pode ser aperfeiçoado, com maior mediação dos pais por meio de incentivo, criatividade e exemplo, para que essas crianças consigam se beneficiar ainda mais do que os livros têm a oferecer.

Palavras-chave: Literatura Infantil, Livros Infantis, Primeira Infância

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