Ciências Humanas
Educação
Resumo
A divulgação científica tem o importante papel de disseminar as descobertas provenientes do meio acadêmico. Este estudo explicativo busca investigar a relação da linguagem científica e a abertura das academias com a acessibilidade à informação, além dos impactos e motivos de tal propagação. Assim sendo, definiu-se o problema: “De que forma a falta de acessibilidade apresentada pelas academias e o comportamento do mundo científico afetam a disseminação de informação para o público?” Dessa forma, busca-se abranger os fenômenos ligados à má divulgação científica nas áreas especializadas da ciência, das academias e do público durante a busca pela problemática apresentada, analisando justamente as causas dessa precariedade. Com essa intenção, fundamentou-se uma pesquisa qualitativa quantitativa, experimental e aplicada, concretizada através do desenvolvimento teórico e aplicação de um experimento social. Como resultado, tem-se que as gerações mais jovens possuem conhecimento metodológico científico escasso, formando maiores números de analfabetos científicos, por isso, propõe-se o incentivo à alfabetização científica nas escolas, além da solicitação às academias pela reorganização de algumas estruturas, tornando-se mais acessível ao público leigo. Em conclusão, é evidente que a falta de acessibilidade apresentada pelas academias e o comportamento do mundo científico afetam a disseminação de informação para o público, criando barreiras na compreensão de ideias. Todavia, a base acadêmica dos indivíduos também exerce força sobre essa recorrente situação.
Palavras-chave: Divulgação Científica, Linguagem, Informação