Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM-1651: Análise do impacto da linguagem acadêmica em artigos científicos na compreensão de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Sofia Giongo Martins Gomes, Marco Antonio Barp Fernande de Almeida, Laura Klippel
ícone Orientação Wilson Leandro Krummenauer
ícone Instituição Colégio Marista Pio XII
ícone Etapa Finalista

Resumo

A divulgação científica tem o importante papel de disseminar as descobertas provenientes do meio acadêmico. Este estudo explicativo busca investigar a relação da linguagem científica e a abertura das academias com a acessibilidade à informação, além dos impactos e motivos de tal propagação. Assim sendo, definiu-se o problema: “De que forma a falta de acessibilidade apresentada pelas academias e o comportamento do mundo científico afetam a disseminação de informação para o público?” Dessa forma, busca-se abranger os fenômenos ligados à má divulgação científica nas áreas especializadas da ciência, das academias e do público durante a busca pela problemática apresentada, analisando justamente as causas dessa precariedade. Com essa intenção, fundamentou-se uma pesquisa qualitativa quantitativa, experimental e aplicada, concretizada através do desenvolvimento teórico e aplicação de um experimento social. Como resultado, tem-se que as gerações mais jovens possuem conhecimento metodológico científico escasso, formando maiores números de analfabetos científicos, por isso, propõe-se o incentivo à alfabetização científica nas escolas, além da solicitação às academias pela reorganização de algumas estruturas, tornando-se mais acessível ao público leigo. Em conclusão, é evidente que a falta de acessibilidade apresentada pelas academias e o comportamento do mundo científico afetam a disseminação de informação para o público, criando barreiras na compreensão de ideias. Todavia, a base acadêmica dos indivíduos também exerce força sobre essa recorrente situação.

Palavras-chave: Divulgação Científica, Linguagem, Informação

Foto do projeto