Ciências Humanas
Educação
Resumo
Desde 2020, vivemos em período pandêmico, tempos de incertezas, doenças físicas e mentais. Chegamos a 2021 e participamos de momentos virtuais de acolhimento escolar e sem contato pessoal com os alunos em nosso colégio, e, em 2022, retornamos com as aulas presenciais depois de dois anos de isolamento social, distanciamento, uso de máscara, insegurança e medos. Surge a questão: estamos há mais de dois anos vivenciando a pandemia e seus efeitos negativos para a sociedade, e a escola sentiu de perto esse isolamento social e o distanciamento afetivo dos alunos, então, como podemos auxiliar esse retorno presencial da classe estudantil no Cecpag, com tantos casos de ansiedade? Com essa problemática, veio a ideia de organizar uma sequência de ações que valorizem os sentimentos afetivos dos alunos, para que eles pudessem se expressar, falar, se abrir emocionalmente, ouvir e ser ouvido em rodas de conversas e conversas virtuais com profissionais da saúde (psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista). A forma que encontramos para tentar amenizar os efeitos nocivos da ansiedade e do possível estado depressivo dos nossos colegas, foi utilizar a internet, Meets, Forms, rodas de conversas virtuais ou presenciais no Cecpag, vídeos gravados e postados nos meios digitais para realizar as ações, mas sabemos da dificuldade de outros alunos no acesso à internet, por residirem na zona rural, contudo, é importante tentar momentos presenciais no colégio para que essas ações sejam efetivas.
Palavras-chave: Sentimentos, Educação, Empatia