Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM-1731: Virtual Hope: gamificação e inteligência artificial em prol da psicologia

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

Play
ícone Autoria Paulo Marcos da Costa Silveira Filho, Vitor Augusto de Oliveira, Gustavo Henrique Ramos Cauzzo
ícone Orientação Daniel Rinaldi Mendonça, Adriana Maia da Silva Coelho
ícone Instituição Escola Salesiana São José
ícone Etapa Finalista

Resumo

Este projeto apresenta a construção de um ambiente de atendimento psicológico, o Virtual Hope. Sua ideia principal consiste em ajudar pessoas por meio de terapias online auxiliadas por psicólogos. O projeto é direcionado a um público com dificuldades de relacionamento pessoal, porém com facilidade de interação com o mundo virtual, como os personagens utilizados na indústria de gameficação. Nesse ambiente, as terapias serão online e sigilosas, deixando aberta a liberdade de expressão do paciente. A psicologia é a ciência responsável pelo estudo do comportamento das pessoas no individual e coletivo. Sua adesão social tem aumentado significativamente. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar qual é a contribuição que a Inteligência Artificial junto com a gameficação traz a essa ciência para os psicólogos. Utilizando uma metodologia com alguns algoritmos de reconhecimento de visão computacional, de expressão facial e de entonação de voz, pretende-se levantar variáveis em relação ao estado emocional de uma pessoa e, quando feita a combinação delas entre si, levantar um diagnóstico do possível problema apresentado pelo paciente.

Palavras-chave: Psicologia, Virtual, Inteligência Artificial

Foto do projeto