Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM-1736: A construção de um aplicativo para a democratização do ensino de robótica e a sustentabilidade eletrônica nas escolas brasileiras

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Juliana Montovani de Medeiros da Silva, Anna Beatriz Rodrigues da Silva
ícone Orientação Amanda Castelão Sousa , Bianca Esteves de Sousa Souto
ícone Instituição Escola Sesi Laranjeiras
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O ensino de robótica é apontado como uma ferramenta de muita importância para estimular inúmeras habilidades de estudantes de educação básica. Entretanto, nem todas as escolas brasileiras dispõem de professores e/ou materiais tecnológicos necessários. Por isso, este estudo tem como objetivo compreender os desafios da desigualdade de ensino devido a diversos fatores brasileiros, como a falta de incentivo ao ensino de robótica e a falta de verbas destinadas à área da educação brasileira. Através da entrevista realizada com a diretora da Escola Municipal José de Anchieta, no município de Queimados, vimos uma possibilidade de tornar igualitária a educação no requisito robótica, visto que a robótica traz inovações em diversos setores, principalmente na educação. Tendo em vista o exposto, desenvolvemos o aplicativo “Be My Rob”, com abas de tutoriais, materiais didáticos com vídeos e sites vinculados ao aplicativo, curiosidades, dicas, quiz, datas de torneio de robótica, além de mapear escolas próximas parceiras do “Be My Rob” que se tornam ponto de coleta de lixo eletrônico. Todo o aplicativo possui ícones de audiodescrição e é de fácil manuseio, a fim de levar uma educação de qualidade pela robótica, através da promoção de oportunidades, tanto para a pessoa que ensina quanto para aquele que está aprendendo. O aplicativo também promove aulas online e atividades presenciais com equipamentos para colocar em prática o que foi aprendido. Desejamos quebrar essa barreira entre colégios e classes sociais, permitindo a aproximação das escolas que dispõem do ensino de robótica e as que não o têm, promovendo uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover ainda a sustentabilidade através da coleta de lixo eletrônico.

Palavras-chave: Robótica, Educação, Sustentabilidade

Foto do projeto