Ciências Humanas
Sociologia
Resumo
A presença das ideologias machistas em nosso corpo social á muitos anos vem causando revolta e opressão, além de colaborar com a desvalorização da mulher em diversas camadas sociais, principalmente nas mídias. Não é difícil perceber que quando se trata de meios de comunicação, a voz feminina é na maioria das vezes direcionada a assuntos que, segundo a sociedade, é “coisa de mulher”. Neste viés, também é possível perceber que além dessa cultura machista sobre as mulheres, temos ainda a problemática das propagandas, que impõem trabalhos e funções às mulheres apenas para lucrar com a utilização de seu corpo. Muitas das propagandas em séculos passados faziam das mulheres o centro da comercialização e lucro de seus produtos. Ainda hoje, essas propagandas, mesmo que em menor quantidade, ainda circulam pelas mídias visando chamar a atenção, principalmente de homens, através da objetificação de seus corpos. Portanto, nosso objetivo com o presente artigo é entender de maneira mais ampla as dificuldades que uma mulher enfrenta para ser devidamente valorizada nos meios de comunicação, além de criar uma espécie de linha do tempo, a qual podemos analisar em que momento o machismo começa a contaminar a sociedade e como a mulher ao longo dos anos vem se desvinculando desses preceitos. Para coletar dados, foi disponibilizado para os alunos da escola SESI – Pindamonhangaba um formulário com perguntas a acerca do tema em questão. Essa pesquisa foi respondida por 70 alunos e os dados mostram que uma parte (N=73%) já sofreram e/ou presenciaram algum tipo de desrespeito e violência para com as mulheres. Considerando esses resultados, esta pesquisa irá aprofundar nosso conhecimento e comprovar todos os questionamentos em torno do tema central: "A desvalorização da mulher na mídia". Trazendo um discernimento maior sobre as situações cotidianas citadas acima, de rejeições e imposições que distanciam a força e vontade da mulher de se posicionar, para comprovar tais situações apresentadas.
Palavras-chave: Mídias Sociais, Desvalorização, Mulher