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Projeto

HUM-1832: A desvalorização da mulher na mídia: os efeitos do machismo estrutural sobre os meios de comunicação e a percepção dos estudantes de Pindamonhangaba

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

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ícone Autoria Anna Evelyn Silva de Oliveira, Bianca Cristina Monteiro Mourão, Maria Eduarda Moreira de Sousa
ícone Orientação Gisele Maria da Costa Vilalta, Guilherme Galdino da Silva
ícone Instituição Escola Sesi Paulo Skaf (CE 387)
ícone Etapa Finalista

Resumo

A presença das ideologias machistas em nosso corpo social á muitos anos vem causando revolta e opressão, além de colaborar com a desvalorização da mulher em diversas camadas sociais, principalmente nas mídias. Não é difícil perceber que quando se trata de meios de comunicação, a voz feminina é na maioria das vezes direcionada a assuntos que, segundo a sociedade, é “coisa de mulher”. Neste viés, também é possível perceber que além dessa cultura machista sobre as mulheres, temos ainda a problemática das propagandas, que impõem trabalhos e funções às mulheres apenas para lucrar com a utilização de seu corpo. Muitas das propagandas em séculos passados faziam das mulheres o centro da comercialização e lucro de seus produtos. Ainda hoje, essas propagandas, mesmo que em menor quantidade, ainda circulam pelas mídias visando chamar a atenção, principalmente de homens, através da objetificação de seus corpos. Portanto, nosso objetivo com o presente artigo é entender de maneira mais ampla as dificuldades que uma mulher enfrenta para ser devidamente valorizada nos meios de comunicação, além de criar uma espécie de linha do tempo, a qual podemos analisar em que momento o machismo começa a contaminar a sociedade e como a mulher ao longo dos anos vem se desvinculando desses preceitos. Para coletar dados, foi disponibilizado para os alunos da escola SESI – Pindamonhangaba um formulário com perguntas a acerca do tema em questão. Essa pesquisa foi respondida por 70 alunos e os dados mostram que uma parte (N=73%) já sofreram e/ou presenciaram algum tipo de desrespeito e violência para com as mulheres. Considerando esses resultados, esta pesquisa irá aprofundar nosso conhecimento e comprovar todos os questionamentos em torno do tema central: "A desvalorização da mulher na mídia". Trazendo um discernimento maior sobre as situações cotidianas citadas acima, de rejeições e imposições que distanciam a força e vontade da mulher de se posicionar, para comprovar tais situações apresentadas.

Palavras-chave: Mídias Sociais, Desvalorização, Mulher

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