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Projeto

HUM-1833: Autismo por outra lente

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Mariana Vargas Lopes
ícone Orientação Leticia Barbosa da Silva Cavalcante
ícone Instituição IFMS - Campus Campo Grande
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Apesar de todo o avanço em pesquisas na área, persistem, ainda, vários mitos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que influenciam a forma de pensar da nossa sociedade. Além dos mitos sobre o transtorno, a falta de debate e transmissão de informações assertivas e os diagnósticos lentos e difíceis comprometem a quebra de tais paradigmas. Faz-se, portanto, muito relevante a prática de ações de sensibilização para promoção do respeito e informação. A presente pesquisa tem como objetivo disseminar informações e gerar a conscientização sobre a importância da inclusão de portadores do TEA por meio da fotografia documental. O projeto conta com o apoio do grupo de iniciação científica Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande, e fomento CNPq/ICJ 2021-2022 (Edital 030/2021 Propi-IFMS). A fim de averiguar o nível de conhecimento sobre o TEA da comunidade interna do IFMS campus Campo Grande, aplicou-se um questionário em formato online. 65,4% dos respondentes relataram conhecer ou conviver com alguém com TEA, porém 59% não sabiam explicar o que era, mostrando uma grande lacuna informacional. Notou-se também que mais de 80% teriam interesse em conhecer mais sobre a temática. Os dados da amostragem possibilitaram, ainda, elencar quais tópicos são relevantes para o grupo pesquisado e nortearam os registros fotográficos do cotidiano de uma família atípica e escritas em um diário em formato de ebook. O diário documental foi publicado em outubro de 2022 e, em pouco mais de 30 dias, contou com mais de 300 acessos. Esta é uma pesquisa de intervenção de caráter aplicado (THIOLLENT, 2009) cujo produto final apresenta, portanto, grande potencial de uso para a realização de trabalhos voltados à educação inclusiva, para que, dessa maneira, a barreira atitudinal com relação aos portadores do TEA diminua, promovendo, assim, sua inserção social.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Fotografia Documental

Foto do projeto