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Projeto

HUM-2103: Germinando conhecimento

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Luis Gustavo Neres Ferreira Soares
ícone Orientação Zilmar Timoteo Soares
ícone Instituição Colégio Adventista de Imperatriz
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O material didático tem sido objeto de consideração por parte dos profissionais da pedagogia pelo papel que ocupa no processo de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a utilização das sementes para a construção de materiais visando uma alternativa sustentável para o ensino e aprendizagem. Os métodos utilizados foram coleta das sementes, esterilização, armazenamento, avaliação, organização da coleção, confecção de materiais pedagógicos, artesanato e biojoias. Para avaliação dos materiais construídos, foi utilizado um questionário com perguntas simples. A caracterização botânica foi realizada utilizando as 26 espécies de sementes coletadas, sendo 22 espécies identificadas e 4 gêneros. Destas, 9 (36%) pertencem à família Arecaceae, 9 (36%) à Família Fabaceae e 9 às demais famílias (28%). Das 26 espécies encontradas, 15 (56%) são utilizadas como alimento tanto para humanos quanto para animais e 11 (44%) servem apenas como alimento animal de acordo com a informação prestada pela comunidade. Além de alimentação, elas são utilizadas para outros fins, como extração de óleos comestíveis, biojoia, artesanato, tinta ecológica, produção de papel artesanal e biodiesel. Observou-se que as sementes suculentas ficaram em torno de 28%, já as sementes secas apenas 10%, sendo aproveitado 60% para organizar uma coleção com 25 espécies. Foram construídos sistema solar, célula animal, vírus da gripe, vírus da Covid-19, cadeia alimentar, molécula do cloreto de sódio, modelo matemático, decomposição numérica, neurônios, estados físicos da matéria e biojoias. Na avaliação utilizando os alunos de Biologia da UEMASUL, a célula animal e as biojoias, foram avaliadas respectivamente em 100% e 98% positivas. Com esse pressuposto, a pesquisa germinando o conhecimento trabalhou com diferentes espécies de sementes da região de cerrado, proporcionando conhecimento científico e a inclusão por apresentar material de alto relevo, facilitando para os alunos com deficiência visual.

Palavras-chave: Ensino, Semente, Sustentabilidade

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