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Projeto

HUM-2412: O atendimento e a inclusão dos alunos autistas na educação infantil do município de Lajes - RN

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Maria Rita Silva, Joyce Suely da Silva Lima, Giovanna Cristinny Gomes Porfírio
ícone Orientação Alileida de Oliveira de Lima de Medeiros, Maria Beatriz Bandeira Reinaldo Lima
ícone Instituição E.E. Pedro II
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O presente trabalho aborda a inclusão e tem como tema central o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco na pesquisa sobre o atendimento e a inclusão dos alunos autistas na educação infantil do município de Lajes – RN, uma vez que queremos saber como se dá esse atendimento e a inclusão. Fomos motivadas pela experiência adquirida ao assumir a função de estagiárias nas escolas de educação infantil desse município, em que pudemos presenciar muitos alunos com esse transtorno e, instigadas pela curiosidade sobre a temática, resolvemos investigar. É possível que as crianças autistas não sejam totalmente atendidas e incluídas nas atividades escolares, sendo assim, este trabalho destina-se à verificação do processo inclusivo nessa modalidade de ensino. Temos como objetivos: entender o atendimento e a inclusão dos alunos com TEA nas redes da educação infantil, analisar as situações cotidianas que visam a inclusão dos alunos autistas e identificar as ações necessárias para que a inclusão aconteça nas salas de aula. Assim, resolvemos utilizar a pesquisa qualitativa com técnicas de entrevista com as coordenadoras municipais, questionário com as professoras e observação das práticas educativas exercidas nas escolas de educação infantil. Os dados coletados mostram que o público-alvo é atendido e a inclusão acontece na medida do possível, mas, embora existam fatores que se efetivam no processo inclusivo, ainda existem algumas lacunas que serão preenchidas com esforço, dedicação de todos que fazem parte da escola e apoio dos órgãos competentes do município para realizar intervenções formativas sobre a temática.

Palavras-chave: Autismo, Educação Infantil, Inclusão

Foto do projeto