Ciências Humanas
Psicologia
Resumo
O cérebro humano sempre foi um mistério para a ciência. A partir do questionamento sobre a relação da música e a concentração para atividades cognitivas, decidiu-se desenvolver este projeto com o intuito de analisar e avaliar o que é dito sobre a influência do ouvir música durante a execução de atividades que exigem concentração. Por conseguinte, após uma pesquisa bibliográfica dos materiais já existentes, decidiu-se avaliar tal influência sonora em alunos da educação básica da Escola Educação Criativa (7o e 8º anos, além do 2º ano do ensino médio). Para tanto, foi utilizada a metodologia de, mediante uma playlist elaborada antecipadamente, reproduzir músicas nas aulas extracurriculares de Matemática dos alunos do fundamental, tendo estes já entregue os termos de consentimento assinados pelos responsáveis e pela instituição, e logo após, o oferecimento de um questionário de satisfação para os alunos e professora. Já para os alunos do 2º ano do ensino médio, foram aplicados testes com atividades de atenção ao longo do projeto que envolviam presença e ausência de música. Finalmente, os dados foram recolhidos e analisados, permitindo chegar à conclusão que, para os alunos do ensino fundamental, os entrevistados responderam o questionário mostrando uma percepção positiva à música. No que diz respeito aos alunos do ensino médio, apresentou-se um resultado qualitativo positivo de melhora, porém, quantitativamente, a presença de música diminuiu as questões em branco, mas aumentou ligeiramente os erros. Assim, conclui-se que a melhoria do foco com a música é condicionada a cada indivíduo e propõe-se que novas atividades sejam aplicadas a fim de confirmar ou não os efeitos positivos da música na concentração.
Palavras-chave: Música, Concentração, Educação Básica