Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM-2414: A influência da música na concentração de alunos da educação básica

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

Play
ícone Autoria André Silva de Almeida, João Pedro Nobre Soares, Daniel Augusto de Araújo Gonçalves
ícone Orientação Wendel Barros de Oliveira
ícone Instituição Escola Educação Criativa
ícone Etapa Finalista

Resumo

O cérebro humano sempre foi um mistério para a ciência. A partir do questionamento sobre a relação da música e a concentração para atividades cognitivas, decidiu-se desenvolver este projeto com o intuito de analisar e avaliar o que é dito sobre a influência do ouvir música durante a execução de atividades que exigem concentração. Por conseguinte, após uma pesquisa bibliográfica dos materiais já existentes, decidiu-se avaliar tal influência sonora em alunos da educação básica da Escola Educação Criativa (7o e 8º anos, além do 2º ano do ensino médio). Para tanto, foi utilizada a metodologia de, mediante uma playlist elaborada antecipadamente, reproduzir músicas nas aulas extracurriculares de Matemática dos alunos do fundamental, tendo estes já entregue os termos de consentimento assinados pelos responsáveis e pela instituição, e logo após, o oferecimento de um questionário de satisfação para os alunos e professora. Já para os alunos do 2º ano do ensino médio, foram aplicados testes com atividades de atenção ao longo do projeto que envolviam presença e ausência de música. Finalmente, os dados foram recolhidos e analisados, permitindo chegar à conclusão que, para os alunos do ensino fundamental, os entrevistados responderam o questionário mostrando uma percepção positiva à música. No que diz respeito aos alunos do ensino médio, apresentou-se um resultado qualitativo positivo de melhora, porém, quantitativamente, a presença de música diminuiu as questões em branco, mas aumentou ligeiramente os erros. Assim, conclui-se que a melhoria do foco com a música é condicionada a cada indivíduo e propõe-se que novas atividades sejam aplicadas a fim de confirmar ou não os efeitos positivos da música na concentração.

Palavras-chave: Música, Concentração, Educação Básica

Foto do projeto