Ciências Humanas
Educação
Resumo
Este estudo busca comprovar que português e matemática não são opostos, como muitos pensam, e que a prática da leitura é capaz de aprimorar a base de interpretação de problemas matemáticos envolvendo raciocínio lógico e a necessidade da atenção à demanda solicitada. Provamos isso através de pesquisas realizadas nos últimos dois anos (2021-2022) nas classes da sétima série. Separamos as salas em dois grupos: um composto por alunos que costumam ler e outro por alunos que não leem frequentemente. Então, foi solicitado aos alunos a resolução de uma breve atividade com dez exercícios coerentes à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que necessitavam mais de leitura e raciocínio do que de cálculos em si. Analisando o resultado dos testes, percebemos que os alunos do grupo dos leitores se saíram bem melhor se comparados aos outros. A pesquisa também nos mostrou que a pandemia de Covid-19 foi extremamente impactante para os alunos, afinal, ela foi responsável por uma grande perda na educação como um todo, levando em consideração que o sétimo ano de 2021 passou a sexta série em um contexto totalmente online, mas o de 2022 teve a oportunidade de passá-la de forma híbrida, alternando entre online e presencial. Graças a tudo isso, percebemos que é essencial implementar novas formas de incentivo à leitura em todo o sistema educacional brasileiro, desenvolvendo a interpretação dos alunos e capacitando-os ainda mais para o futuro.
Palavras-chave: Matemática, Português, Leitura