Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM-2538: História em silêncio: entre as lembranças e a construção da identidade do sujeito surdo

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Esthefany Rillary Bezerra Soares, Ana Viviane Dantas dos Santos
ícone Orientação Artur Maciel de Oliveira Neto, Anna Rafaella de Paiva Dantas
ícone Instituição Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo
ícone Etapa Finalista

Resumo

Este trabalho evidencia a produção de um livro infantil autobiográfico, contado a partir das memórias de uma jovem surda. A literatura infantil é um importante instrumento na formação e desenvolvimento das crianças, pois, proporciona a elas oportunidades de desenvolver a imaginação e a linguagem de forma significativa e identificar-se através da fantasia, ao mesmo tempo em que oferece a compreensão da realidade, mas, para que isso aconteça, é necessário que as crianças surdas tenham acesso a livros em sua língua materna e que retratem sua realidade. Tendo a questão-problema em mente, nosso projeto objetivou o fortalecimento da identidade e o protagonismo da comunidade surda, bem como mostrar a importância da literatura produzida por autores surdos para o processo de identificação das crianças surdas. O percurso metodológico iniciou-se a partir da escuta sensível sobre as vivências dos pesquisadores pelos professores orientadores, após a transcrição do conteúdo em Libras para a língua portuguesa da história, uma das pesquisadoras iniciou o processo de ilustração do livro, e buscou-se nesse processo que os desenhos fossem autorais e que favorecessem a identidade visual da comunidade surda. Utilizou-se a plataforma Canva para realização do design do livro, que, após estar diagramado, teve sua versão gravada para a Língua Brasileira de Sinais pelas pesquisadoras e, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico (CAP Natal), realizou-se a audiodescrição do livro. A literatura infantil tem papel fundamental na formação e desenvolvimento da criança, pois proporciona a ela a oportunidades de desenvolver a imaginação de forma significativa, ao mesmo tempo em que oferece a compreensão da realidade, mas, para que para isso aconteça, é necessário que desde os primeiros anos de vida a criança seja levada a ter contato com a leitura. Por fim, consideramos que o projeto promoveu o protagonismo dos alunos tanto na abordagem da sua história de vida quanto na produção autoral da obra.

Palavras-chave: Literatura Surda, História de Vida, Empoderamento Surdo

Foto do projeto