Ciências Humanas
Psicologia
Resumo
Minha avó faleceu de câncer quando eu tinha 16 anos, e durante longos cinco meses sofri com crises de ansiedade e de pânico. A forma que encontrei para sair de todo aquele labirinto foi através do autoconhecimento e da autoconsciência. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é analisar o nível de autoconhecimento dos estudantes de ensino médio de uma escola pública e identificar se há relação entre o autoconhecimento e a baixa autoestima. Dois questionários foram aplicados aos estudantes, contendo perguntas de cunho pessoal, abertas, fechadas e de múltipla escolha. A escala de Likert foi usada nas questões de múltipla escolha, em escalas de 1 a 4 ou de 1 a 5, com afirmações desde “discordo plenamente” até “concordo plenamente” para afirmações como: "Às vezes acho que não sou bom em nada”. As questões discursivas foram usadas para entender o sentimento de insegurança, satisfação e percepção de valor mediante ao fracasso. Segundo Skinner, o autoconhecimento é um comportamento discriminativo no qual o indivíduo consegue entender e descrever as suas emoções. Em nossos resultados, verificamos que, por mais que os alunos saibam o que é o autoconhecimento, eles se sentem confusos frente aos próprios sentimentos, não sabendo identificar o que sentem e, com isso, pode-se constatar que o baixo nível de consciência prejudica sua autoestima.
Palavras-chave: Autoconhecimento , Autoestima , Jovens