Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM-2539: A relação entre o autoconhecimento e a autoestima nos alunos do ensino médio: buscando meios de reverter a baixa autoestima

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

Play
ícone Autoria Yasmim Melissa Soares da Costa
ícone Orientação Felipe de Azevedo Silva Ribeiro
ícone Instituição E.E. Jerônimo Rosado
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Minha avó faleceu de câncer quando eu tinha 16 anos, e durante longos cinco meses sofri com crises de ansiedade e de pânico. A forma que encontrei para sair de todo aquele labirinto foi através do autoconhecimento e da autoconsciência. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é analisar o nível de autoconhecimento dos estudantes de ensino médio de uma escola pública e identificar se há relação entre o autoconhecimento e a baixa autoestima. Dois questionários foram aplicados aos estudantes, contendo perguntas de cunho pessoal, abertas, fechadas e de múltipla escolha. A escala de Likert foi usada nas questões de múltipla escolha, em escalas de 1 a 4 ou de 1 a 5, com afirmações desde “discordo plenamente” até “concordo plenamente” para afirmações como: "Às vezes acho que não sou bom em nada”. As questões discursivas foram usadas para entender o sentimento de insegurança, satisfação e percepção de valor mediante ao fracasso. Segundo Skinner, o autoconhecimento é um comportamento discriminativo no qual o indivíduo consegue entender e descrever as suas emoções. Em nossos resultados, verificamos que, por mais que os alunos saibam o que é o autoconhecimento, eles se sentem confusos frente aos próprios sentimentos, não sabendo identificar o que sentem e, com isso, pode-se constatar que o baixo nível de consciência prejudica sua autoestima.

Palavras-chave: Autoconhecimento , Autoestima , Jovens

Foto do projeto