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Projeto

HUM-2555: Evasão escolar e a desumanização: um estudo à luz do pensamento de Paulo Freire

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Kamylla Gontijo de Melo
ícone Orientação Ednilson Aparecido Quarenta
ícone Instituição Escola Alef Peretz - Unidade Paraisópolis
ícone Etapa Finalista

Resumo

Esta pesquisa se trata de uma análise e reflexão sobre a problemática da evasão escolar atualmente, buscando encontrar outros caminhos que possam colaborar para a não permanência do aluno em sala de aula. A evasão escolar é uma problemática que impede o processo de humanização dos indivíduos e, por esse fato, é preciso uma grande atenção ao impasse que foi refletido por Paulo Freire em sua tese escrita em 1967, mas que se mantém contemporânea quando trata sobre a desumanização em sala a partir da educação bancária. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas leituras e reflexões sobre a educação, além de uma análise dos dados da evasão no Brasil, que nos mostra a importância de darmos evidência à questão, e um mapeamento da tese de Paulo Freire foi necessário. Sua tese “Papel da educação na humanização" serve como objeto de pesquisa do trabalho. Fizemos um estudo fazendo um cotejamento de ideias entre diversos autores com Paulo Freire. Espera-se encontrar, por meio da análise da tese de Paulo Freire escrita em 1967, uma contemporaneidade que nos proporcione visualizar meios de tratar a evasão escolar através de um de seus problemas específicos: a desumanização. Refletir sobre a educação e seus respectivos papéis e responsáveis tem o objetivo de transmitir ao leitor uma maneira diferente de ver a educação, além de trazer argumentos concretos de que a desumanização é responsável como causa e consequência da evasão escolar. Logo, a partir de toda a reflexão e estudo durante o trabalho, chega-se à conclusão de uma hipótese criada como uma possível “atualização” da tese de Paulo Freire: “a sistematização da concepção de educação bancária: categoria D1/D2”. Também se mostrou necessária uma análise quantitativa dos dados de evasão escolar, chegando-se à ideia de que existe um processo de subnotificação dos dados de evasão escolar no período de crise de Covid-19 que impede uma análise precisa da evasão escolar nos últimos dois anos.

Palavras-chave: Educação, Evasão Escolar, Desumanização

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