Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM-2607: Educação no campo: uma análise da aprendizagem dos estudantes e possíveis caminhos para amenizar esse grave problema humano

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Alejandro Brayan da Costa e Souza
ícone Orientação Fernando Menegat
ícone Instituição E.M.E.F. Padre João Schiavo
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Segundo dados oficiais da UNICEF (O Fundo das Nações Unidas para a Infância), crianças perderam habilidades básicas de alfabetização e aritmética por efeito da pandemia. Tendo em vista esse grave problema deixado no ensino e aprendizagem, o presente projeto procura fazer uma análise por meio da ciência e apontar possíveis caminhos para amenizar essa situação. Como metodologia utilizada, foi realizada pesquisa de campo junto a 218 estudantes da escola Padre João Schiavo, caracterizada como uma escola do campo; entrevista realizada com uma neurocientista; projeto experimental com a criação de uma página de internet com dicas de como aprender com a neurociência; e revisão bibliográfica sobre aprendizagem e neurociência. Os principais objetivos foram: divulgar e criar uma plataforma com dicas de aprendizagem eficientes, identificar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos e elencar dicas de aprendizagens fornecidas pela neurociência como um todo. Os principais resultados foram: entre as disciplinas que os alunos possuem maior dificuldade, está Matemática, com 51%, e Língua Portuguesa, com 49%. 23,6% dos alunos estudam após a aula, 7,4% não estudam e 69% estudam somente quando há tema escolar. A entrevista aponta que diversas ações podem ser feitas através da aplicação no cotidiano da neurociência, por exemplo, com jogos e a importância da escrita. Houve também a criação de uma página no Instagram e um site, nos quais a comunidade escolar irá encontrar dicas de aprendizagem comprovadas pela neurociência. Conclui-se e espera-se que este projeto relacionado à aprendizagem e neurociência, com diagnóstico da realidade escolar e a criação das páginas com dicas de aprendizagens comprovada, possa contribuir para amenizar esse grave problema que é a defasagem na aprendizagem dos estudantes e contribuir para uma sociedade com mais educação de qualidade e mais humana.

Palavras-chave: Educação, Aprendizagem, Neurociência

Foto do projeto