Ciências Humanas
Educação
Resumo
Um grande desafio da educação atual é obter um maior engajamento dos estudantes. Uma potencial razão para isso é a priorização da aplicação de modelos de ensino tradicionais a um público que desde a infância lida com as tecnologias da informação e da comunicação (TICs). A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças abruptas dos métodos educacionais e destacou ainda mais a importância do uso das TICs. Um dos segmentos mais prejudicados nesse contexto de isolamento foram as aulas práticas, especialmente nos cursos técnicos e de graduação. Com o objetivo de obter maior engajamento estudantil e auxiliar no preparo dos alunos para a realização das aulas práticas, foi criado o aplicativo QuantiSim - o Laboratório Virtual de Análise Quantitativa. O QuantiSim é um jogo do tipo simulador em que o usuário realiza técnicas de química em um laboratório virtual. O simulador tem um diferencial importante em relação aos tradicionais, pois, além de trazer a parte técnica, abordada com alto rigor, também apresenta história, personagens e até finais diferentes. Para alcançar isso, foi utilizado a game Engine Unity, o software de imagem Adobe Photoshop e a IDE VS Code. Até o momento, foram desenvolvidas as técnicas de pesagem por adição e pesagem por diferença, além de um tutorial. As próximas etapas são a transferência quantitativa, a pipetagem e a titulação. Espera-se que o produto seja funcional como ferramenta do ensino básico, técnico e superior de química, mantendo um público-alvo abrangente.
Palavras-chave: Simulador, Gamificação do Ensino, Storytelling