Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM-2734: Inclusão social no âmbito escolar: desenvolvimento de instrumento matemático como ferramenta educativa para deficientes visuais

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Antônio Iago Nunes Pimenta , Vitória Paulino de Medeiros , Bianca Beatriz Araújo Silva
ícone Orientação Cynthia Gabriella Cunha da Silva Soares, Walnizia Santos de Brito
ícone Instituição E.E. Silvestre Veras Barbosa
ícone Etapa Finalista

Resumo

A educação inclusiva tem sido tema de intensos debates e produções teóricas, assumindo um papel preponderante nas discussões sobre a necessidade de elaboração de estratégias para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Para alcançar o objetivo do projeto, foram realizados alguns estudos com o propósito de proporcionar um auxílio para deficientes visuais. A proposta do projeto é baseada no desenvolvimento do compasso (instrumento matemático), tendo como alvo pessoas com deficiência visual. Ao decorrer do período de pesquisa, o material escolhido para todo o processo foi a madeira, devido à sua resistência, densidade e múltiplos outros fatores. Tomando como base o resultado apresentado inicialmente, foi possível mostrar o quanto o instrumento matemático pode se tornar uma ferramenta inclusiva, demonstrando a capacidade de aplicação junto a essas pessoas portadoras de deficiência visual. O projeto se tornará um instrumento importante para a inclusão dos deficientes visuais, pois possibilitará um conhecimento educativo no âmbito escolar.

Palavras-chave: Matemática, Deficientes Visuais, Educação Inclusiva

Foto do projeto