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Projeto

HUM-2797: O preconceito e seus impactos vivenciados em âmbito escolar no município de Anápolis - GO

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Andressa Cristina Ferreira de Araújo , Júlia Vitória Santos Araújo, Miguel Santos Mello e Silva
ícone Orientação Patrícia Lima D’Abadia, Edna Aparecida Alves Silva
ícone Instituição C.E. Dr. Genserico Gonzaga Jaime
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O ambiente escolar tem sido palco de ações discriminatórias e segregativas, o que tem gerado sofrimento e transtornos de comportamento nos estudantes e demais membros da equipe escolar. Frente a isso, o presente artigo teve como principal objetivo discutir o preconceito a partir de suas dimensões psíquicas e sociais. Dessa forma, realizou-se uma entrevista semiestruturada, por meio de questionário online, com os alunos e funcionários do centro de ensino em período integral Dr. Genserico Gonzaga Jaime, a fim de analisar a percepção dos entrevistados a respeito do preconceito praticado contra a mulher, raças, deficientes, homossexuais e demais questões relacionadas à sexualidade. De acordo com os entrevistados, atitudes preconceituosas são fruto do pré-julgamento, da intolerância e da desinformação das pessoas mediante o que não pertence aos padrões impostos pela sociedade. A partir dos dados obtidos, notou-se que a maioria dos entrevistados já sofreu discriminação em algum momento de sua vida, o que gerou impactos emocionais como tristeza, dor, baixa autoestima e sentimentos negativos, além de ocasionar mudanças na forma de se portarem e se apresentarem na sociedade, o que configura perda da própria identidade. Além disso, verificou-se que, no ambiente escolar, destacaram-se práticas de preconceito relacionadas à características físicas, cor de pele, sexualidade e deficiências físicas ou mentais. Portanto, ações escolares que tratem sobre a prática do preconceito e seus impactos sobre a vida dos envolvidos são de grande relevância, pois contribuem para a conscientização da sociedade quanto às atitudes preconceituosas que geram conflitos, transtornos psicológicos e físicos, e prejudicam o desenvolvimento e o bem-estar do indivíduo que passa pela experiência de ser excluído por sua individualidade. Além disso, irá possibilitar a construção de cidadãos mais conscientes, empáticos e que estejam aptos para lutar pelo direito de simplesmente “serem quem são”.

Palavras-chave: Ambiente Escolar, Discriminação, Prejulgamento

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