Ciências Humanas
Educação
Resumo
O contexto educacional passou por mudanças consideráveis no último ano, diante da pandemia que assolou o mundo a partir de 2020. O ensino da matemática tornou-se ainda mais complexo frente à nova realidade do ensino remoto. O objetivo geral desta pesquisa é elaborar uma proposta didática física e virtual para aprendizagem significativa e motivadora das operações básicas da matemática. A metodologia pautou-se na realização do brainstorming (tempestade mental), que auxiliou no desenvolvimento do jogo. Com a ideia formalizada, a metodologia partiu para a segunda etapa, a construção das regras. Na sequência, a terceira etapa foi a construção do jogo. Por fim, a quarta etapa consistiu na avaliação da proposta, feita na triangulação da proposta com documentos norteadores do ensino, sendo o principal deles a BNCC. Avaliando o jogo na perspectiva posta pela BNCC para o ensino fundamental, foi possível observar que o MATEDOBA configura-se como uma boa estratégia para o ensino da matemática de forma lúdica, uma vez que os estudantes vão mentalmente realizando equações com os números naturais ao passo que necessitam argumentar e justificar os caminhos matemáticos utilizados para chegar nas resultantes. A confecção do jogo MATEDOBA expressa como é possível a criação de materiais didáticos, com baixo custo e de fácil acesso, como estratégia lúdica e motivadora para o contexto presencial e remoto. Além disso, o MATEDOBA envolve questões interdisciplinares, como o estudo da arte e de elementos regionais do Paraná que podem despertar a curiosidade dos jogadores de outros estados.
Palavras-chave: Matemática, Jogo, Pandemia