Ciências Humanas
Educação
Resumo
Este estudo tem o objetivo de analisar a possibilidade de inserção de jogos educacionais no ambiente escolar voltados à disciplina de Biologia e direcionados ao aprendizado de anatomia humana, de forma a estimular pelo ambiente virtual o interesse dos educandos pelo conteúdo. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Krasilchik (2004), Pereira, Fiuza, Lemos (2019), Meira, Blikstein (2019), Caffe (2019) e Sasseron, Carvalho (2011). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico realizado por meio de pesquisas de campo, através de instrumentos como questionários virtuais, perguntas direcionadas pessoalmente e testes do produto final, todos realizados primordialmente por alunos dos ensinos fundamental e médio. Os resultados mostram que a aplicação de práticas lúdicas voltadas a jogos virtuais tem a capacidade de aumentar o interesse estudantil pela investigação científica na matéria de Anatomia Humana.
Palavras-chave: Biologia, Anatomia Humana, Jogos Educacionais