Ciências Humanas
Educação
Resumo
Quando se estuda inglês, é necessário criar condições para que os alunos vivenciem experiências que os estimulem a construir seus conceitos, a desenvolver suas competências e habilidades, e que lhes permitam compreender a relevância do inglês para a vida e a comunidade. Atualmente, o inglês é uma das línguas mais faladas e nossa cidade é um local em que o fluxo de turistas é enorme. Ainda existe uma dificuldade muito grande em se trabalhar essa língua no Brasil e em nossa cidade. A disciplina só é estudada uma aula por semana na maioria das escolas públicas. Diante disso, o objetivo deste projeto é dinamizar as aulas de inglês, proporcionando aos alunos a oportunidade de ampliar o repertório, treinar a pronúncia por meio do ''canto'' e escrita através do lyrics training, participando ativamente ao construir seus conhecimentos de forma lúdica e prazerosa. O projeto foi desenvolvido com os discentes do 6º ao 9º ano da EMEF Dona Joaquina Teixeira, no município de Jijoca de Jericoacoara - CE. Inicialmente, foi aplicado um questionário com cinco questões objetivas sobre o ensino de inglês e a dinâmica de envolver a música na disciplina. Logo após, apresentou-se o projeto nas séries em que seria desenvolvido. Mensalmente, era trabalhada uma música nas turmas, a fim de os alunos aprenderem a pronúncia, escuta, escrita, compreensão e tradução. No decorrer do projeto, houve uma competição em sala, em que os alunos foram divididos em grupos e os mesmos deveriam realizar as seguintes provas: karaokê, verbos da música, sequência correta da música e tradução. Por fim, o projeto culminou em uma competição de karaokê. Através do diagnóstico, foi possível conhecer a preferência dos alunos pela disciplina de Inglês de forma lúdica e interativa. Conclui-se que os alunos despertaram o gosto pelo ensino da língua estrangeira de forma dinâmica e perceberam a necessidade do idioma para o contexto em que estão inseridos.
Palavras-chave: Inglês, Música, School