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Projeto

HUM-3113: Bloo: um jogo azul criado para ajudar pessoas com depressão e ansiedade a se sentirem melhor

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

ícone Autoria Murillo Xavier Fernandes, Luan de Campos Ferreira , Kelvilen Gomes de Souza
ícone Orientação Priscila Batista Martins, Veridiana Possati Vieira de Matos
ícone Instituição Etec de Hortolândia
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Bloo é um jogo em 2D que se passa em um mundo azul, no qual a personagem acorda em um lugar desconhecido acompanhada de uma pequena luz. A luz se remete à sua esperança, que a guia por diversos desafios e a auxilia a escapar de problemas e perigos ao longo de sua jornada. O jogo faz alusão à depressão e à ansiedade, doenças muito presentes nos dias de hoje, pois, assim como muitas pessoas portadoras dessas doenças se sentem sozinhas e presas a suas tristezas, a personagem também se sente da mesma forma. O jogo mostra que nenhum obstáculo é impossível de ser vencido e você nunca está realmente sozinho, sempre há quem quer ajudá-lo a sair daquele pesadelo, como a luz que guia nossa personagem por todo o seu caminho. Ela a ajuda a escapar de todos esses problemas e a voltar à sua vida normal, mostrando que esses sentimentos são apenas mais uma fase difícil de sua vida, porém obstáculos que podem ser vencidos. Bloo apresenta em sua temática que, por mais que alguns momentos sejam difíceis, desistir nunca é uma opção, por isso o intuito do jogo é mostrar para essas pessoas que elas podem sair dessa situação. O jogo também busca trabalhar outra temática além da depressão e a ansiedade, a da representatividade feminina por meio de uma personagem mulher, pois os videogames são vistos por muitos como algo exclusivamente criado para homens, entretanto, isso não é verdade. Desse modo, buscamos mostrar que os jogos são livres para todos.

Palavras-chave: Depressão, Jogo, Ansiedade