Ciências Humanas
Educação
Resumo
O termo Indústria 4.0 se originou de um projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão que promove a informatização da produção industrial perante os novos desafios enfrentados pela indústria alemã frente a novos concorrentes (CYRINO, 2017). Em síntese, a quarta revolução industrial busca promover processos autônomos por tecnologias cibernéticas, focando na eficiência e na produtividade das produções. E, para se adaptar a essa realidade, o mercado de trabalho requer uma série de habilidades e competências dos trabalhadores. Nesse viés, o objetivo do trabalho foi captar a relação entre o ensino desenvolvido pelo Ifes - Campus São Mateus e o preparo dos discentes dos cursos ofertados pela instituição para a indústria regional no contexto da Quarta Revolução Industrial, correlacionando a formação acadêmica com as demandas das indústrias da região nordeste capixaba. Os dados foram obtidos por meio de questionários online, respondidos por 24 egressos do campus e sete empresas da região. As entrevistas telefônicas e análise documental possibilitaram um diagnóstico da aplicabilidade do ensino ofertado pela instituição no mercado de trabalho e se este estava sendo, de fato, eficiente para suprir as demandas das indústrias da região. Com os resultados, notou-se que o Ifes - Campus São Mateus é extremamente importante para a área industrial local, visto que ele se estabelece como uma importante fonte pública de qualificação e formação de jovens para o mercado de trabalho. Por outro lado, o trabalho evidenciou que a metodologia de ensino utilizada pelo Campus São Mateus necessita de aperfeiçoamento frente à inovação 4.0. Ademais, constatou-se que o Ifes se encontra sintonizado em fomentar as importantes habilidades profissionais destacadas pelo Fórum Econômico Mundial.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica, Indústria 4.0, Educação