Ciências Humanas
Educação
Resumo
Sabe-se que diferentes ferramentas, principalmente o estudo coletivo, podem contribuir para uma boa eficácia em momentos de estudo, havendo um maior proveito e aplicabilidade das técnicas e métodos de estudo em uma rotina ideal para cada aluno, utilizadas da forma correta. Porém, muitos estudantes ainda possuem dificuldades em identificar a melhor forma de estudo para si e, com isso, propõe-se analisar os métodos e técnicas de estudos utilizados no processo de ensino e aprendizagem de alunos no ensino médio, através da aplicação de questionários para estudantes do ensino básico e superior, entrevista com uma psicopedagoga e neuropsicopedagoga para compreensão do funcionamento do cérebro e da rotina de estudo, realização de mentoria e criação de um podcast sobre técnicas e métodos de estudo. A partir dos dados iniciais analisados, foi possível identificar que a maioria dos alunos faz uso de alguma técnica ou método para estudo, porém, ainda há uma grande parcela com dificuldades de criar uma rotina de estudo. Análises preliminares apontam que, após a mentoria realizada com alguns alunos, os mesmos se sentiram mais seguros no momento avaliativo (prova), no entanto, não é possível afirmar ainda que isso se deve exclusivamente à mentoria realizada e à aplicação de uma nova técnica ou método de estudo.
Palavras-chave: Aprendizagem, Rotina de Estudo, Desempenho Escolar