Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM-3180: "A troca de camisas é a melhor parte desse jogo": a invisibilidade e a objetificação da mulher no esporte

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

Play
ícone Autoria Luísa Araújo Bernardes , Maria Clara Lagden de Souza Lima, Ana Carolina Silva Oliveira
ícone Orientação Marlise Maurente Machado
ícone Instituição Colégio Anglo Cruzeiro
ícone Etapa Finalista

Resumo

O futebol é o esporte mais popular do mundo, visto por milhões de pessoas em todo o planeta, seja nos estádios ou na televisão. Os brasileiros começaram a se destacar nele a partir do século XX, porém, foi apenas no século XXI que as mulheres conseguiram mais espaço em um esporte praticado predominantemente por homens. Este trabalho se justifica a partir de um cenário em que mulheres são invisibilizadas no contexto esportivo, visto que a desigualdade de gênero é algo evidente, seja nos salários e patrocínios, seja nas oportunidades de visibilidade na mídia. Além disso, a figura feminina, ao longo da história, ganhou notoriedade ao ser objetificada, trazendo ao seu corpo status de produto, e isso não foi diferente no esporte. O objetivo principal é compreender por quais dificuldades atravessam as mulheres no meio esportivo, tanto como atletas quanto árbitras, comentaristas e narradoras. Os objetivos específicos são verificar de que forma aconteceu a inserção da mulher ao longo da história no esporte; associar a visibilidade nos esportes à objetificação das mulheres e refletir sobre novos caminhos para a participação feminina no meio esportivo. Como metodologia, aplicaram-se questionários anônimos para adolescentes de 14 a 18 anos, estudantes do ensino médio de três escolas particulares do interior de São Paulo, por meio da plataforma Google Forms. Ademais, foram feitas entrevistas com uma dirigente, uma narradora e uma comentarista para entender como vivenciam a experiência nesse contexto. Em relação ao resultado, percebemos que é notória a invisibilidade da mulher ainda hoje no âmbito esportivo, sendo a grande parte dos esportes voltada para os homens. É possível observar que 59% dos analisados não têm conhecimento de nenhuma marca que patrocina mulheres. Chegamos à conclusão de que, mesmo depois de muitos anos, as mulheres ainda são rebaixadas no mundo esportivo e ainda possuem resquícios do passado, em que a maioria dos esportes era praticada somente por homens.

Palavras-chave: Machismo, Esporte, Objetificação

Foto do projeto