Ciências Humanas
Educação
Resumo
Estudos de representações e percepções sociais apontam que as pessoas ainda associam atividades de laboratório e pesquisa à figura masculina ou atribuem às mulheres atuações secundárias. Atividades contextualizadas e interdisciplinares no campo das ciências exatas e da computação favorecem o processo de construção do conhecimento e fortalecem a possibilidade de ingresso e permanência das meninas nessas áreas. A realidade encontrada na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek demonstra a disparidade na relação menina/menino. Enquanto há 51,3% de meninas matriculadas em todos os cursos do ensino médio técnico integrado, os cursos de informática e eletrotécnica possuem apenas 16,6% e 3,3% de meninas, respectivamente. Com o objetivo de promover a equidade de gênero, a abordagem STEM associada à temática da sustentabilidade se configura um elo potente para estimular a permanência de meninas nos cursos de informática e eletrotécnica. A partir da abordagem baseada em problemas, alunas desenvolveram um aplicativo para incentivar hábitos sustentáveis e promover o empoderamento feminino. Seu legado será inspiração e estímulo para que cada vez mais meninas ingressem nos respectivos cursos, promovendo a equidade de gênero.
Palavras-chave: Empoderamento Feminino, STEM, Educação Ambiental