Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM-3196: A afetividade discente como elemento de construção da identidade do jovem e/ou adolescente no ensino médio

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Filosofia

Play
ícone Autoria Welth Rafael Luz da Silva , José Afonso Rodrigues Murakami , Maria Caroline Machado de Brito
ícone Orientação Eliane Gracy Lemos Gomes, Leandro Augusto de Souza Gomes
ícone Instituição E.E.E.M. Prefeito Carim Melem
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Acredita-se que uma das maneiras de se entender a dinâmica escolar e conviver em um ambiente harmonioso depende da qualidade das relações interpessoais entre os agentes que participam do processo ensino e aprendizagem, e que a afetividade se apresenta como ferramenta importante para o bom desenvolvimento desse processo. Diante disso, o presente trabalho visou abordar discussões a respeito da afetividade discente como elemento de construção da identidade do jovem e adolescente no ensino médio. Objetivou-se analisar como o aluno ingressante nessa etapa do ensino desenvolve e demonstra seus sentimentos e emoções em relação aos docentes e quais suas compreensões diante da construção de sua identidade. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho baseou-se inicialmente em uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários estruturados impressos e digitais, a partir da utilização da ferramenta Google Forms. As informações obtidas evidenciaram que a maioria dos alunos não tinha conhecimento do termo “afetividade discente”, mas apenas do termo “afetividade”. Os entrevistados afirmaram participar de várias redes sociais e, apesar de acessarem algumas dessas com bastante frequência, isso não interfere em seus relacionamentos com os professores. As conclusões deste estudo evidenciaram que a maioria dos estudantes pesquisados (63%) acredita que a maneira como são tratados interfere em seu processo de ensino-aprendizagem e que isso pode sim influenciar o seu desempenho escolar. Acreditam ainda, que a afetividade entre aluno e professor é um fator importante e que, por mais que não conversem sobre outros assuntos durante as aulas, a maneira como a relação entre aluno e professor é construída, baseada no respeito e na afetividade, permite que eles tenham um bom desempenho escolar e, consequentemente, um bom desenvolvimento pessoal.

Palavras-chave: Afetividade Discente, Construção da Identidade, Ensino Médio

Foto do projeto